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3 MANEIRAS DE MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL NO TRABALHO


Equilíbrio Emocional é caracterizado pela capacidade de lidar com os sentimentos, conseguindo adaptação e sabendo expressá-los. É considerado como uma maneira de controlar as emoções e impulsos, mantendo a tranqüilidade, mesmo estando

sob estresse ou em momentos de crise.


Um exemplo que ocorre nas empresas é do supervisor de um setor ficar furioso e gritar com a equipe quando não consegue produzir o que foi solicitado ou quando recebe alguma reclamação do cliente. Saiba mais sobre desenvolvimento de liderança.


O que está faltando é equilíbrio emocional para manter a mente calma e a tranqüilidade para solucionar problemas, nesse contexto de conflito e estresse. Ou seja, conseguir controlar o sentimento de ser pressionado e o impulso em descontar a raiva nas pessoas que estão em volta.


Por que o equilíbrio emocional é importante?

Quanto mais estressante é a situação menos somos capazes de nos concentrar e manter o equilíbrio. São vários os contextos que podem comprometer o equilíbrio emocional: situações de longo período sem alimentar adequadamente, abstinência de sono, noites mal dormidas, doenças com familiares, divórcio, falta de exercícios físicos, alimentação pobre de nutrientes e rica em carboidratos e gorduras, entre outras mudanças repentinas.



Assim o organismo e a mente necessitam de reorganização e que tendem pelas ações por impulso. Quando as pessoas estão nesses momentos, elas são menos capazes de resolverem problemas, de manterem o foco, de aumentarem a eficiência e de tomarem decisões adequadas.



1 - Perceber o início da situação estressante

Quando o momento estiver iniciando o processo de perda do controle, reconheça esse contexto e treine para o seu corpo e sua mente para acalmarem. No livro "O Poder do Hábito", o autor relata vários casos de sucessos de pessoas que alcançaram resultados diferentes mudando a ação, através do treino. Então pratique a tranqüilidade nos tempos de estresse e conflitos. Veja a situação como se não estivesse nela, de maneira racional e tome decisões como fosse fornecer conselhos para um amigo.



2 - Diminua as expectativas

Os sonhos movem as pessoas e quando elas estão próximas dos objetivos delas, há tendência de ficarem mais nervosas, ansiosas e toda preparação e o planejamento podem ficar comprometidos, deixando espaço para a falta de equilíbrio emocional.


Seja o seu melhor, faça seu planejamento, treine, mas saiba também lidar com os resultados que não dependem somente de você. Por isso, não coloque muita expectativa, pois algumas conquistas são consequências do seu esforço e outras de fatores além do seu empenho e não se frustre com isso. Direcione para outro plano e não desista.



3 - Foco em solução

Quanto mais você procurar culpados, deixar a raiva tomar conta de você, com mais falta de equilíbrio emocional você ficará. Saiba que nem sempre as coisas serão perfeitas, situações difíceis irão fazer você aprender, reconhecer os erros é a melhor estratégia para o sucesso. Leia também como ser mais produtivo e criativo.


Seja um solucionador de problemas tanto na sua vida pessoal quanto na empresa, busque como resolver, o que fazer para o erro não voltar a acontecer. Esse hábito irá fortalecer seu sistema emocional e irá te ajudar a enfrentar problemas cada vez mais complexos, mostrando que você está desenvolvendo sua carreira para ocupar novos cargos.



Para Recrutamento e Seleção dos melhores profissionais para sua empresa entre em contato com a Gente e Gestão RH.

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Ana Carolina Martins

Psicóloga Organizacional

Gente e Gestão RH

(31) 2531-0297

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