"Você tem um minuto para eu desabafar com você?" Quem nunca escutou ou mesmo falou isso para um colega de trabalho? Uma prática comum que, com o passar do tempo, foi tendo interpretações diversas, sendo positiva no intuito de escutar um colega ou negativa quando pode ser interpretada como reclamação.
Segundo o dicionário, desabafar significar retirar aquilo que abafa, descobrir-se. Enquanto reclamar é caracterizado por queixar-se. Muitos relatam que a diferença é bem singela. No entanto, desabafar proporciona tirar a tensão e seguir em frente, enquanto reclamar pode ser crônico, podendo ser uma queixa repetida que impede a busca de soluções.
Possuir um ambiente na empresa para desabafar não é comum. Mas diversas organizações estão apostando nessa prática, como diferencial na saúde dos funcionários e na melhoria da produtividade. Como realizar um desabafo sem prejudicar sua imagem profissional e sem correr risco na sua carreira?
VAMOS DESCOBRIR COMO REALIZAR UM DESABAFO ASSERTIVO NO TRABALHO?
1º passo: Identificar as pessoas que são realmente confiáveis. Com isso, não utilize chat ou e-mail, pois podem ser vistos por pessoa que não compreendem o contexto. Procure a pessoa que não irá te julgar e, sim te apoiar na superação da dificuldade que está enfrentando.
2º passo: Desabafar sozinho: Escrever pode ser uma opção quando não sente que há espaço ou pessoas para conversar sobre seus sentimentos. Ir a um espaço aconchegante e escrever pode, inclusive, contribuir para que você encontre soluções, além de compreender os próprios sentimentos.
3º passo: Dar uma volta ao ar livre: Sim, é possível desabafar com seus próprios pensamentos. À medida que nos afastamos dos problemas, direcionando a mente para lugares diferentes, ocorre a possibilidade de o cérebro realizar novos entendimentos sobre algum assunto. Além de ajudar no bem estar físico e mental.
4º passo: Incentive o desabafo dentro da sua empresa: Uma excelente maneira de escutar problemas e encontrar soluções, pois empresas que não escutam as dificuldades, podem estar perdendo oportunidades de melhorias. Conversa com o setor de recursos humanos sobre as melhores práticas de clima organizacional.
5º passo: Pratique a comunicação assertiva. Em momentos de estresse, dificilmente uma pessoa consegue comunicar-se para esclarecer ou resolver alguma dificuldade. Por isso, beber água, respirar fundo e muitas outras técnicas podem aliviar o momento tenso e você consegue conversar de maneira pacífica.
O IMPORTANTE É COMUNICAR. NÃO "ABAFE" SEUS SENTIMENTOS. ENCONTRE A MANEIRA IDEAL DE EXTERNÁ-LOS.
Esperamos ter contribuído com sua carreira profissional. Lembrando que o processo de recrutamento e seleção também é fundamental para identificar a habilidade de comunicação assertiva dos candidatos.
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Grande Abraço,
Psicóloga Organizacional
Gente e Gestão RH
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